A toxina botulínica foi primeiramente utilizada pela Oftalmologia e Neurologia como tratamento médico para problemas como, por exemplo, o estrabismo. Atualmente, possui aplicação nas diversas especialidades médicas e odontológicas.
O uso da toxina botulínica na Odontologia pode ter finalidade estética ou terapêutica. Seja qual for a necessidade do paciente, os resultados dependerão de uma avaliação criteriosa e do diagnóstico correto feito pelo cirurgião-dentista especializado.
Toxina Botulínica (Botox) na Estética e Rejuvenescimento Facial
Quando aplicamos a toxina botulínica (BOTOX) em pontos específicos da face obtemos o relaxamento de seus músculos, eliminando as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que se formam durante a mímica facial, refletindo uma pele descansada e naturalmente mais jovem. Além de eliminar as rugas de expressão, a aplicação da toxina botulínica é indicada para levantar a ponta do nariz em casos de hiperatividade do músculo depressor da ponta nasal.
O uso terapêutico da Toxina Botulínica (Botox) na Odontologia:
Bruxismo, Briquismo e Dor de Cabeça Tensional: muitas pessoas rangem ou apertam os dentes inconscientemente durante o sono ou, em casos mais graves, essa disfunção pode ocorrer até mesmo com o paciente acordado. Essa hiperfunção dos músculos da face pode causar dores na cabeça, nos maxilares e na articulação têmporo-mandibular (ATM). Além disso, o paciente pode apresentar dores ou zumbido no ouvido, desgastes ou mobilidade dental, danos em restaurações, próteses ou até mesmo implantes. Em alguns casos, podemos observar a hipertrofia do músculo masseter, ou seja, um aumento desse músculo que se torna muito aparente na face causando um efeito anti-estético.
Hipertrofia de Masseter: algumas pessoas apresentam crescimento excessivo do músculo masseter que pode ser uni ou bilateral, gerando um desconforto estético e até mesmo funcional. Para estes casos, a aplicação da toxina botulínica (Botox) mostrou ser bastante eficaz, a regressão do volume do músculo masseter pode ser observada após alguns meses, já que com o tratamento haverá a diminuição da função do músculo tratado.
Hipertrofia do Músculo Prócero (entre as sobrancelhas): devido a hiperfunção, algumas pessoas podem apresentar o crescimento excessivo deste músculo. O resultado do tratamento será observado após alguns meses de maneira gradativa.
Sorriso Gengival ou assimétrico: a aplicação de toxina botulínica, em músculos específicos, melhora a exposição exagerada da gengiva durante o sorriso, podendo ser usada também na correção de sorrisos assimétricos.
Outras aplicações: tratamento da sialorréia (perda não intencional da saliva da cavidade oral) e paralisias faciais.
Continue lendo os procedimentos mais atuais disponíveis no mercado da estética e rejuvenescimento facial.